December 27, 2006

Celebrar o Novo Ano

"Cada um de nós é uma forma de expressão única Universal.
Uma parte do Todo que É.
E no momento contemplativo em que despertamos na nossa consciência, para a Vida, a Essência Crística que reside em nós, podemos Ser todos Um,
Amor, Paz, Harmonia...Tudo o que Existe.

Todos os anos, no Natal, relembramos o nascimento dessa Verdade.

No Ano Novo celebramos a oportunidade de começar de novo, conscientes da sua aceitação.

Desejo a todos muitos momentos desse Amo(a)r, que nos revelam quem Realmente Somos."


Recebido 27.12.06, via Alma Amiga.

December 15, 2006

Quem pouco dorme, muito sofre

Dormir menos não significa aproveitar mais e melhor os dias, mas sim ter um raciocínio mais lento e correr risco de obesidade, hipertensão, diabetes e depressão, uma ameaça para cerca de um terço dos portugueses. Actualmente não são só os adultos com falta de sono, mas também as crianças e os adolescentes portugueses estão a dormir cada vez menos, disse à Agência Lusa Teresa Paiva, neurologista e especialista em medicina do sono.
A maior parte das pessoas necessita de dormir entre sete a oito horas por dia. Mas esta regra apenas se aplica aos adultos, pois os mais novos devem dormir muito mais. De acordo com Teresa Paiva, uma criança entre os 10 e os 12 anos deve dormir 10 horas, enquanto os mais pequenos, entre os três e os quatro anos, devem dormir entre 12 a 14 horas.
«Actualmente, o que se está a fazer às crianças é pura e simplesmente uma violência ao pôr as crianças a dormir sete a oito horas, como os adultos», salientou a especialista, manifestando-se preocupada e assustada com o futuro. Teresa Paiva alertou para o facto de as crianças que dormem menos na infância virem a ter problemas de ansiedade quando forem adultos.
A neurologista acrescentou que as crianças com défice de sono têm ainda um risco acrescido de doenças, são mais propensas a problemas de irritabilidade, violência e têm mais dificuldades na aprendizagem. «Se formos ao centro comercial à noite, vêem-se imensas crianças a passear. Isso não se passa na Alemanha, França ou em outro país», disse.
«Os pais chegam cada vez mais tarde a casa e depois querem estar com os filhos, que se deitam tarde e levantam cedo para ir para a escola», lamentou, adiantando que «isto é uma violência física muito grande, como bater ou não dar de comer».
Segundo Teresa Paiva, mais de 30 por cento da população adulta portuguesa sofre de insónias, problema que afecta mais as mulheres do que os homens. Motivos: razões hormonais e trabalho excessivo (muitas mulheres têm dois empregos).
Excesso de trabalho, jantar tarde, ver televisão, «teclar» na net ou actividade de diversão nocturna podem contribuir para um sono deficiente. «Em Portugal, os bons programas de televisão começam muito tarde», lamentou, salientando que actualmente muitos portugueses jantam por volta das 22:00 e vão ao ginásio à noite, o que «faz com que as pessoas não adormeçam antes da 01:00».
Teresa Paiva frisou que 70 por cento dos portugueses vão para a cama depois da meia-noite. «Somos o país do mundo que mais tarde se deita», lamentou. Para a especialista, dormir pouco é como «uma droga», é «um paraíso artificial: A pessoa acha-se óptima e feliz porque consegue reagir contra o sono. Enquanto os outros estão a dormir, ela consegue trabalhar ou divertir-se».
A neurologista salientou ainda que não dormir dificulta o desempenho e cria problemas na resolução dos problemas. «Está provado que é dormindo o sono nocturno que se tem maior perspicácia para resolver problemas complexos ou que estão escondidos», explicou.
Para dormir mais e melhor não é necessário fazer mudanças radicais.Teresa Paiva deixou alguns conselhos «simples»: jantar meia hora mais cedo e não comer muito, ir para a cama meia hora mais cedo e acordar meia hora mais tarde.
via Madrinha

December 11, 2006

Parabéns para mim ! :)

Eu, blog In Other worlds, cumpro hoje um ano de vida. PARABÉNS para mim!!! :-)

Alguns dos colaboradores e eu próprio questionamo-nos, por vezes, sobre a pertinência deste blog. Mas... estou feliz por tudo o que vivi neste ano na blogosfera, por todos aqueles que aqui conheci, por todos os que me vieram visitar, por aqueles que aqui deixaram algum testemunho.

Espero desenvolver-me ao longo do próximo ano e poder ir contando tudo aquilo que vou ouvindo aqui no 'cafézinho' - mais e mais coisas interessantes sobre pessoas muito ou pouco diferentes de ti, sobre sítios mais ou menos longínquos, livros, músicas, praias lindas, tudo.... Se me fartar... parto para outras paragens em busca de novas aventuras. A vida é movimento.

Entretanto, cá estarei. Que vai ser desta vez: café, chá, mojito? Também temos cappuccino, infusões, sumos naturais...

December 10, 2006

Parabéns atrasados...

Ao Kaleidoscópio, pelo seu blog Esboços de Vida, que me faz sempre rir... :)
Continua!! E vê lá se escreves mais vezes, pá!

Fatwa - II

Li este livro num instante. Vale a pena...

Canal info - en Français

http://www.france24.com/live/

Um novo canal de informação de origem francesa mas que emite em ingles, francês e árabe, que estará disponível na TV cabo em janeiro versão inglesa e já está online na net. vamos a ver - parece que querem interagir o máximo com os internautas.

in http://water.canalblog.com

via Conceição.

Professores vão ser obrigados a tirar mestrado

"Os candidatos a professor vão ter um novo regime de habilitações que acaba definitivamente com a distinção entre docentes com habilitação "própria" e "suficiente" para o ensino. A partir de agora, todos – desde educadores de infância a professores do secundário – vão ter de possuir licenciatura e mestrado. As novas regras serão válidas já no próximo ano lectivo.

O projecto de decreto-lei que deverá ir a Conselho de Ministros na próxima semana, a que o EXPRESSO teve acesso, e do qual dá mais pormenores na sua edição de amanhã, sexta-feira, adapta o esquema de habilitações para a docência ao regime de cursos superiores previsto pelo Processo de Bolonha e torna obrigatório que os candidatos a docentes obtenham o grau de mestre (num regime de créditos que implica a frequência mínima de um ano de pós-graduação).

Nesta fase têm de demonstrar “domínio, oral e escrito, da língua portuguesa”, aspecto que o Ministério da Educação considera ser uma “dimensão comum da qualificação de todos os educadores e professores”."

Expresso, 7/12/06

Acho que isto acaba com algumas das minhas (in)decisões profissionais.

December 04, 2006

Manual Médico para a Família

A Empresa Farmacêutica "Merck Sharp & Dome" tem traduzido em 18 línguas diferentes a sua obra "Saúde para a Família".
Graças às suas características de texto conciso, de rigor, e de facilidade de consulta, obteve o estatuto de obra de referência.
Agora, já está acessível em português e gratuitamente (Manual Merck de Saúde para a Família) no site http://www.manualmerck.net .

Penso que é uma obra de enorme utilidade.

via mano Mário Out/06