November 16, 2009

nobreza


A verdadeira nobreza está no coração, nos pequenos feitos quotidianos, não é porque nos dizemos católicos, budistas, ou ateus, etc. que somos mais espirituais do que aqueles que em silêncio obram pelo seu próximo numa sala de aula, num hospital, numa passadeira, na rua, e tudo o mais. Gostei de ler este post do fundador da AMI que vai em breve lançar mais 2 livros. Esperemos que sejam pequenas sementes positivas em quem os lê.

A Espiritualidade exige frontalidade com Amor. Pouco me importa o que as carpideiras disserem. A minha preocupação é deixar bem claro quais são as minhas opções de fundo e qual é a visão que eu tenho para o Mundo, o Universo e o meu País, Portugal. Esse é o meu Dever e o meu Direito mais sagrados de que não abdicarei jamais como ser livre e centelha divina que sou, à semelhança de todos vós. Acredito que a verdadeira e bem entendida Espiritualidade nos conduz inevitavelmente para o valor mais sublime: a Solidariedade activa para com o nosso irmão mais infeliz, último nome de Amor.

Assim acredito. Assim tento e tentarei actuar até ao fim: com dignidade e coerência teimarei em dar o meu singelo contributo para que entendamos todos que o que está verdadeiramente em causa é uma imperiosa e profunda mudança do paradigma das relações entre os seres humanos. Se assim não for, nada será duradouro e as Crises suceder-se-ão com o seu infindável cortejo de sofrimento para muitas centenas de milhões de seres humanos.

Temos que apostar nos Valores Universais, tais como o Amor, a Ética, a Equidade, a Justiça, a Tolerância, o Perdão, a Solidariedade, a Fraternidade, a Dignidade, a Honra e o Civismo… sem os quais nada será possível, nomeadamente o restabelecimento da insubstituível e indispensável confiança entre os Cidadãos, o Estado e o Mercado. Isso também é Espiritualidade… blog



1 comment:

sevejocosilva said...

...Humildade.
Faltou humildade, que é, também, uma forma de espiritualidade...