December 30, 2007
December 23, 2007
December 19, 2007
um livro
| para adolescentes... com muita piada. LIVRO PARA SABER O QUE AS RAPARIGAS PENSAM Rute Moreira
O que é que eu tenho de mudar para ela gostar de mim? E se elas não quiserem nada connosco... Damos-lhe um estaladão?! O que é que fazemos quando elas nos irritam? Como é que é namorar... o que é que se faz? Como é que eu sei se ela gosta de mim? [ www.oqueasraparigaspensam.com.pt] Estas são algumas das perguntas que integram este livro. Uma conversa sobre as raparigas, os namoros e a vida, à procura de respostas para as dúvidas de um adolescente. Uma conversa entre uma mãe e um filho onde muitos segredos femininos são revelados, sem tabus, e com os cómicos de situação com que, ao longo do tempo, fomos desenhando este delicioso mundo dos relacionamentos entre homens e mulheres! COM PREFÁCIO DE SÉRGIO GODINHO |
Publicada por Conceição à(s) 5:25 pm 1 comentários
December 18, 2007
anti stress
Site anti-stress para basquetebolistas amadores e afins.
http://hax.at/files/boredmeeting.swf
Publicada por Conceição à(s) 10:29 am 1 comentários
December 17, 2007
Learn English, donate rice
Have fun.
http://www.freerice.com/
Publicada por Conceição à(s) 4:04 pm 0 comentários
December 13, 2007
Os cinco e o mistério de Derrida - Tok'Art
Quero partilhar a crítica do Jornal Publico ao espectáculo exibido pela Tok'Art
Terá sido porventura uma das melhores surpresas do final de 2006, este Como é bom tocar-te, da plataforma de dança Tok"art. Desde logo uma série de factores inusitados: um grupo de dança contemporânea português quase desconhecido (formou-se no fim de 2006), sedeado no Centro Cultural do Cartaxo, co-produzido pela EGEAC (empresa municipal de animação cultural), apresentava-se no S.Jorge, um palco arredado dos roteiros coreográficos. A peça, estreada no Cartaxo em Abril, inspirava-se na obra On Touching, de Jacques Derrida (1930-2004), teórico do desconstrutivismo e figura fundamental do pensamento filosófico contemporâneo.
Aparte alguma relação com a CNB (André Mesquita, o coreógrafo, 28 anos), ou com o Ballet Gulbenkian (Teresa Alves da Silva, bailarina) nenhuma destas escassas e pouco publicitadas referências pareceria justificar a deslocação massiva do público, maioritariamente jovem, que quase lotava a sala.
A partir de uma densa reflexão sobre os múltiplos sentidos e interpretações em torno do que significa "o tocar", a obra de Derrida procede a uma análise sobre o sentido do toque na tradição filosófica ocidental.
A coreografia enveredaria por uma exploração puramente física da problemática enunciada; seria sobretudo na sua obscuridade intensa e crescente que se encontrava a aproximação, mais poética que filosófica, à densidade do texto.
Os cinco jovens bailarinos denotavam uma maturidade interpretativa invulgar. À influência da dança clássica, contemporânea ou do street dance, associavam a fluidez e contenção energéticas do ioga ou do tai-chi-chuan. Recursos que não serviam apenas a exibição de movimentos virtuosos, mas sim a produção de uma dramaturgia preenchida de imagens eloquentes e perturbantes.
Num solo, César Fernandes combinava a uma magnífica felina ou reptilínea movimentação, um insólito rastejar em posição de lótus, que nos transportava até à Sesta do Fauno de Nijinsky e a um certo imaginário da dança modernista; num dueto, duas bailarinas surgem com as pernas emaranhadas sob o vestido, como siamesas que desesperam por se desenvencilhar.
Em situações mais abertamente líricas, como o dueto ao som uniformemente acelerado do refrão everybody gets a little lost sometimes (Mt.Zion), ou no texto sobre a esperança proferido em off, já perto do final, estava presente o risco da emocionalidade fácil e dos clichés do género. Mas, tal como para o comedido apontamento de vídeo, sempre que dela se parecia aproximar perigosamente, a peça consegue sempre descolar da banalidade. Se a composição coreográfica ocasionalmente tange o academismo, predomina uma dramaturgia coerente e um resultado despretensioso, para o qual concorre uma banda sonora parcimoniosa (uma toada electrónica e minimalista, que inclui Alva Noto, Sigur Rós, Pan Sonic e M. Zion), a luminotecnia, simples mas eficaz, e a cenografia despojada.
Quando o sentimento de que tudo já foi dito ou feito assola muita da criação contemporânea, desta coreografia intensa e sombria emana uma luz como há algum tempo não se via na dança portuguesa.
Luísa Roudaud
Publicada por Anonymous à(s) 5:33 pm 0 comentários
December 11, 2007
se_tubal
A Voz dos Precursores (Padre António Vieira sobre Túbal, fundador mítico de Setúbal e de Portugal)
"[…] Tubal, como dizem todos os intérpretes daquela primeira língua (que era a hebraica) quer dizer: Orbis, et mundanus: Homem de todo o mundo; homem de todo o orbe; homem de toda a redondeza da terra. Pois de todo o mundo, de todo o orbe, de toda a redondeza da terra um homem ? Sim: porque este homem era o primeiro fundador de Portugal, era o primeiro português, era o primeiro pai dos portugueses: aqueles homens notáveis, que não haviam de ser habitadores de uma só terra, de um só reino, de uma só província, como os outros homens: senão de todo o mundo, de todo o orbe, de todas as quatro partes da terra. E assim como o romano se chama romano, porque é de Roma; e o grego se chama Grego, porque é de Grécia; e o alemão, porque é de Alemanha, assim o português se chama Mundanus, porque é de todo o mundo, e se chama Orbis, porque é de toda a redondeza da terra. E como toda a terra é sinónimo de Portugal […]" - Padre António Vieira, Sermão Gratulatório e Panegírico pregado na manhã de dia de Reis [1669], Sermoens, XV, pp. 10-11.
Publicada por Conceição à(s) 9:59 am 0 comentários
December 06, 2007
gostaria de anunciar que o rui rodrigues que aqui colabora vai ter uma filha no mês de março. Hoje a zeza - minha prima e mulher dele - faz anos. Parabéns aos dois e felicidades pelo presente que ai vem.
Publicada por Conceição à(s) 2:41 pm 0 comentários
Adoro este gato... :)
Publicada por Susana G Santos à(s) 12:10 pm 0 comentários
Etiquetas: For a laugh
December 05, 2007
a lifetime experience
presentes de experiências feitos --
avida é bela.com - Realize sonhos com a vida é bela. Para gozar ou oferecer experiências únicas: balão, spa, paraquedismo, planador, veleiro, Ferrari, ...
www.avidaebela.com
Publicada por Conceição à(s) 11:44 am 2 comentários
Etiquetas: life
December 04, 2007
Diálogo Ecuménico Universal
Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e o Dalai Lama.
Leonardo Boff explica:
"No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:
- "Santidade, qual é a melhor religião?"
Esperava que ele dissesse: "É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo."
O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou: - "A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor."
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:
- "O que me faz melhor?"
Respondeu ele:
- "Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista,
taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião..."
Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável."
Publicada por Susana G Santos à(s) 1:35 pm 1 comentários