August 03, 2007

second life

second life

um blog em português sobre o site um extrato:

Sentados ou de pé?

A pergunta parece irrelevante, mas já deu origem às mais acesas discussões com vários amigos in-world. Há uns tempos estávamos precisamente a analisar o comportamento de quem chegava ao nosso ponto de convívio: todos na converseta; um grupo de "residentes" já experientes e, naturalmente, em pé.
Quando alguém de novo chegava, a questão era: senta-se ou não se senta? A experiência era divertida: aparentemente, a "idade" do residente era inversamente proporcional à necessidade de se sentar! Ou seja, os mais novatos sentavam-se logo... porque numa tertúlia destas ninguém fica de pé! E cansa à brava! O "núcleo duro" da tertúlia mantinha-se em pé, irritantemente em pé, supostamente esgotados ;) a sensação era, para os que estavam sentados, que nós estávamos de saída, que não íamos ficar por muito tempo...
Aparentemente, os residentes menos experientes mantinham uma postura bastante mais ancorada aos gestos e comportamentos da real life, e, bem educadamente, sentavam-se de imediato na busca de conforto e maior proximidade com os demais. Mesmo sabendo que não existe cansaço físico no metaverse...
A experiência foi pontual. Dali náo saíram grandes conclusões ou verdades absolutas. Os mesmos amigos que estavam presentes, nos seus próprios espaços, "plantam" cadeiras, chaise-longues, toalhas de praia, ..., coisas "confortáveis" e que utilizam regularmente! Aparentemente contraditório..."

3 comments:

Susana G Santos said...

Ontem estive um bocado a ler o blog do Paulo e outros a partir dos links que ele tem, a ver se percebia um pouco melhor isso de 'second life'. Já percebi que não é role-play (embora tb se possa fazê-lo no site) mas, de fora, parece-se muito.
Acho que vou seguir os conselhos de alguns dos residentes: para realmente perceber o que é 'second life', nothing like getting one. Mas... bolas, a minha first life já me dá um trabalhão a manter. :)
Só que, curiosa como sou com mundos alternativos (de vários tipos), tenho a certeza que vou arranjar um tempinho para explorar.
Afinal, cada um encontra a felicidade à sua maneira, certo?
Tu estás lá, São?

Conceição said...

não estou no second life. A minha vida já me dá muito que fazer mas as vezes gosto de ler sobre isso, pq é um fenómeno q n podemos ignorar. acho q o problema é criar dependência e depois deve ser mais difícil lidar com a realidade.E nós vivemos no aqui e agora.

Susana G Santos said...

Com o trabalho que nos dá tentarmos livrar-nos das dependências da vida normal... :)
Tinha uma vaga ideia de que SL existia, alguém já me tinha falado, mas não sabia que era tão popular.