October 31, 2008

o telefone

"Uma vez estávamos fazendo prática de Tara na antiga sala de meditação do Khadro Ling, onde hoje é o dormitório. Lembro que o telefone ficava bem na entrada do salão e apenas um pano nos separava do hall onde ele estava. Eu já havia percebido - para meu espanto - que o telefone sempre tocava no meio das práticas. Mais estranho ainda: alguém sempre saía correndo para atender! Na minha santa ignorância, comecei a achar que o telefone deveria ser desligado para não perturbar nossa meditação e já estava quase indo perguntar a alguém por que isso não era feito.

O Rinpoche [mestre] no entanto, sempre parecia adivinhar nossas inquietações. Justo naquela noite, ele tocou no assunto. Explicou que os telefonemas sempre deveriam ser atendidos, que nunca deveríamos deixar alguém sem resposta porque ali, naquele minuto, uma pessoa poderia estar fazendo uma conexão com o Darma. E, se não fosse atendida, ela poderia perder esta oportunidade e talvez nunca mais voltasse a se conectar. Compreendi, nessa ocasião, a máxima disponibilidade do nosso Guru, sua total abertura e interesse por nós.

O telefone continuou tocando em meio às práticas, alguém continuou saindo para atender e eu fiquei grato ao Rinpoche por mais esta lição de compaixão."

[Contada por Eduardo Guagliardi] no blog

October 30, 2008

Contra a Fome - Pede ao Al Gore

Olá a todos,

Uma nova campanha da Acción contra el Hambre (http://accioncontraelhambre.org/), a ONG onde mais tempo trabalhei:
http://www.pideseloaalgore.org/#/campana.
É só ver o video, curtinho.

Vejam, divulguem e... tenho quase a certeza que vão assinar. :)

Bom fim-de-semana!
Susana

October 25, 2008

FENG SHUI INTERIOR

Feng Shui Interior

A bagunça é inimiga da prosperidade. Ninguém está livre da desorganização.
A bagunça forma-se sem que se perceba e nem sempre é visível.
A sala parece em ordem, a cozinha também, mas basta abrir os armários para ver que estão cheios de inutilidades.
De acordo com o Feng Shui Interior - uma corrente do Feng Shui que mistura aspectos psicológicos dos moradores com conceitos da tradicional técnica chinesa de harmonização de ambientes - bagunça provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem no passado, engorda, confunde, deprime,tira o foco de coisas importantes, atrasa a vida e atrapalha relacionamentos.
Para evitar tudo isso fique atento às OITO REGRAS PARA DOMAR A BAGUNÇA:

1
. Jogue fora o jornal de anteontem.

2
. Somente coloque uma coisa nova em casa quando se livrar de uma velha.

3.
Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes, use-as e limpe-as diariamente.

4
. Guarde coisas semelhantes juntas; arrume roupas no armário de acordo com a cor e fique só com as que utiliza mesmo.

5
. Toda sexta-feira é dia de jogar papel fora.

6
. Todo dia 30, por exemplo, faça limpeza geral e use caixas de papelão marcadas: lixo, consertos, reciclagem, em dúvida, presentes, doação. Após enchê-las, jogue tudo fora.

7.
Organize devagar, comece por gavetas e armários e depois escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças acontecendo na sua vida.

8.
Veja uma lista de atitudes pessoais capazes de esgotar as nossas energias.

Conheça cada dessas ações para evitar a 'crise energética pessoal'.

1. Maus hábitos
, falta de cuidado com o corpo - Descanso, boa alimentação,hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.

2. Pensamentos obsessivos
- Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos - mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos.
Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.

3. Sentimentos tóxicos
- Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, 'como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.

4. Fugir do presente
- As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis:'bons tempos aqueles!', costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto àqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.

5. Falta de perdão
- Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais
perdoamos,menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres,abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e si mesmo, fica 'energeticamente obeso', carregando fardos passados.

6. Mentira pessoal
-Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.

7. Viver a vida do outro
- Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro,sofrendo seus problemas 'e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.

8. Bagunça e projetos inacabados
- A bagunça afeta muito as pessoas,causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos,além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro 'escape' de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe 'diz' inconscientemente: 'você não me terminou! Você não me terminou!' Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do autoconhecimento, da disciplina e da determinação fará com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.

9. Afastamento da natureza
- A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.


Divulgue essas dicas para o maior número de pessoas possível e mentalize que, quando todos colocarem essas regras em prática, o mundo será mais justo e mais belo.
Vamos tentar melhorar nossa energia pessoal.
Atitudes erradas jogam energia pessoal no lixo. *


Posicionar os móveis de maneira correta, usar espelhos para proteger a entrada da casa, colocar sinos de vento para elevar a energia ou ter fontes d'água para acalmar o ambiente, são medidas que se tornarão ineficientes se quem vive neste espaço não cuidar da própria energia. Portanto, os efeitos positivos da aplicação do Feng Shui nos ambientes estão diretamente relacionados à contenção da perda de energia das pessoas que moram ou trabalham no local. O ambiente faz a pessoa, e vice-versa.


A perda de energia pessoal pode ser manifestada de várias formas, tais como:
a falha de memória (o famoso 'branco');
o cansaço físico, o sono deixa se ser reparador;
o ocorrência de doenças degenerativas e psicossomáticas, a prosperidade e a satisfação diminuem - os talentos não se manifestam mais por falta de energia, o magnetismo pessoal desaparece, medo constante de que o outro o prejudique, aumentando a competição,
o individualismo e a agressividade, falta proteção contra as energias negativas e aumenta o risco de sofrer com o 'vampiro energético'. *


October 24, 2008

Mosteiro dos Jerónimos recebe Poesia de Fernando Pessoa, às Segundas-Feiras

O Mosteiro dos Jerónimosrecebe a partir do próximo dia 27 de Outubro de 2008,

semanalmente uma iniciativa poética, num tributo a Fernando Pessoa, cujo 120º aniversário assinalamos este ano.

Trata-se de um Recital singular que conjuga textos de Fernando Pessoa, com os seus
heterónimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e ainda Bernardo Soares.
Esta trajectória poética é executada pela interpretação do "Diseur"Nuno Miguel Henriques, através de uma visita guiada pelo espaço imensurável do Mosteiro dos Jerónimos, terminando junto do túmulo do poeta autor de "A Mensagem".

Esta iniciativa decorrerá todas as segundas-feiras ás 11.00 e ás 15.00 horas, aberta
igualmente a estudantes do ensino secundário, universitário e outros grupos interessados.

Intitulada"Minha Pátria é A Língua Portuguesa"esta produção pertence aoMuseu da
Poesia
, estando já disponível um CD com o mesmo titulo, com textos do poeta Fernando Pessoa ditos por Nuno Miguel Henriques, cuja a apresentação será igualmente no dia 27 de Outubro, pelas 18.30 horas na FNAC do Chiado em Lisboa.

 

Informações e Reservas:
Linha Azul: 808 20 16 13
TM: 91 2014948 e 96 6237137
E-mail:geral@museudapoesia.com
www.museudapoesia.com



October 20, 2008

O meu blog de terapias

Olá!
Hoje passo por aqui para apresentar o meu blog de terapias: SRC Terapias

Para quem não sabe, sou professora de Kundalini Yoga, faço leituras de Aura, Reiki e Massagem Ayurvédica.
O Tochim é Mestre de Reiki Essencial, faz Leituras de Aura e vai começar com um grupo de Partilha Meditativa no Porto, no Espaço Shakti.

Todas as notícias sobre as nossas actividades no Norte e algumas coisinhas que aina vamos fazendo no Sul aqui: SRC Terapias

October 17, 2008

Butoh com Natalie Fichberg

O Jardim de Lótus apresenta:

Depois do imenso sucesso no Festival de Yoga, Natalie Fichberg volta a Aveiro para duas actividades de Butoh.
Assim, no sábado, 8 de Novembro haverá um Workshop Intensivo de 7 horas, mais completo e com mais tempo para se experimentar, se absorver e se libertar na natureza do seu corpo primitivo e nesta forma de arte, dança, teatro e meditação em movimento, que é o Butoh.
E, no domingo, 9 de Novembro haverá um Workshop Curto demonstrativo e introdutório do pensamento e os métodos básicos do Butoh.

Mais informações em http://www.ojardimdelotus.net/activ/2008/11/butoh/

Workshop Intensivo
Sábado, 8 de Novembro de 2008, 10:00 às 17:30

Workshop Curto
Domingo, 9 de Novembro de 2008, 10:00 às 13:00

Mais informações e inscrições: geral@ojardimdelotus.net ou 962 858 505

Harmónio para venda - a estrear

Importado da Índia.

Para quem tiver interesse neste intrumento.



October 12, 2008

25 coisas inuteis que você deveria saber antes de morrer


25 coisas inuteis que você deveria saber antes de morrer

01 - O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck.
02 - Em 1997, as linhas aéreas americanas economizaram US$ 40.000 eliminando uma azeitona de cada salada.
03 - Uma girafa pode limpar suas próprias orelhas com a língua.
04 - Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde as esconderam.
05 - Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.
06 - As formigas se espreguiçam pela manhã quando acordam.
07 - As escovas de dente azuis são mais usadas que as vermelhas.
08 - O porco é o único animal que se queima com o sol além do homem.
09 - Ninguém consegue lamber o próprio cotovelo, é impossível tocá-lo com a própria língua.
10 - Só um alimento não se deteriora: o mel.
11 - Os golfinhos dormem com um olho aberto.
12 - Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de baunilha.
13 - As unhas da mão crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido que as unhas do pé.
14 - O olho do avestruz é maior do que seu cérebro.
15 - Os destros vivem, em média, nove anos mais que os canhotos.
16 - O "quack" de um pato não produz eco, e ninguém sabe porquê.
17 - O músculo mais potente do corpo humano é a língua.
18 - É impossível espirrar com os olhos abertos.
19 - "J" é a única letra que não aparece na tabela periódica.
20 - Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo.
21 - Os chimpanzés e os golfinhos são os únicos animais capazes de se reconhecer na frente de um espelho.
22 - Rir durante o dia faz com que você durma melhor a noite.
23 - A urina dos gatos brilha quando exposta à luz negra.
24 - 40% dos telespectadores do Jornal Nacional dão boa-noite ao William Bonner no final.
25 - Aproximadamente 70 % das pessoas que lêem este artigo tentam lamber o cotovelo.

October 11, 2008

Canal Infinito

Há dois anos, coloquei este post sobre o Canal Infinito:
http://mochilacheia.blogspot.com/2006/08/infinito-na-tv.html

Esta manhã, estava a ver um pouco enquanto tomava o pequeno-almoço e pensei "vou pôr no blog, tantos programas interessantes!"

Hoje às 14h e às 22h, em Mistérios da Mente - Mente Artística.
Segunda às 21h (vou estar a sair da aula de Yoga no Spasozen): A família secreta de Jesus
Segunda 13 e 20 Out, 21H00. REPETE Sexta 17 e 24, 22H00.
(ver programação: http://programacaotv.net/canal/infinito ou http://www.infinito.com/general/grillas/html/lus/programacion.html)

Também gosto muito de ver (e vou praticar sempre que tenha um tempinho livre) Namasté Yoga. Todos os dias às 8h00 e às 10h00.

À espera de ser lidos

O Tesouro do Templo de Eliette Abécassis
The Mendini Canticle - Brian Keaney
Equador - Miguel Sousa Tavares
O Santo, o Surfista e a Executiva - Robin Sharma
Naikan - Gregg Krech
Animal Husbandry - Laura Zigman
El Hombre en Busca de Sentido - Viktor Frankl (para ler devagarinho)

Já à venda: Gente Vazia - Brian Keaney

Já está à venda o 1º livro que traduzi. :-)

"Gente Vazia" de Brian Keaney, edições Gailivro.

Classificado como literatura fantástica para miúdos e graúdos de mente jovem :)

Pensei em que mais é que vos poderia dizer e escolhi este excerto:
"'Tudo o que tem a possibilidade de acontecer, acontece,' disse-lhe Ezekiel, 'mas nós escolhemos acreditar nalgumas dessas possibilidades. É a essas que chamamos realidade.'"

Este é o primeiro da trilogia e aviso já que o segundo (ainda em tradução) nos deixa estupefactos e ansiosos pelo terceiro.

Boas leituras!
Beijinhos

October 10, 2008

Notícias Dazkarieh

Os Dazkarieh estão hoje de partida para Angra do Heroísmo para mais um concerto a realizar-se no dia 10 de Outubro, sexta-feira. Esperam-se algumas experiências e surpresas relacionadas com o novo disco.
No próximo dia 17 de Outubro, sexta-feira, os Dazkarieh vão realizar um showcase na abertura da loja FNAC no C.C.Vasco da Gama em Lisboa. A actuação está prevista para as 21h e a entrada é livre. É de destacar que no alinhamento estão previstas algumas músicas novas que farão parte do novo disco.
Enquanto os trabalhos no novo disco continuam, o site do grupo está a ser remodelado e actualizado, encontrado-se já a secção de donwloads aberta.
Está previsto também um concerto para Lisboa no início de Dezembro na galeria Zé dos Bois.
Mais informação em:
www.dazkarieh.com
www.myspace.com/dazkarieh

In the 10th October, the 2008 tour continue with a concert in Angra do Heroísmo, Terceira island in Açores. There will be some suprises and experimentations expected related with the new record.
17th October, friday, Dazkarieh will perform a showcase in in the opening of the store Fnac in Vasco da Gama shopping in Lisboa. The show starts at 21 pm and the entry is free.
While the work on the new record continues, the band’s web site is being updated and the downloads page is open.
More info in:
www.dazkarieh.com
www.myspace.com/dazkarieh

Concertos / Concerts:
15/11 Germany Folherbst Malzhaus Plauen
14/11 Germany transVOCALE Frankfurt - ODER
25/10 Spain Carbajo
17/10 Portugal FNAC - C.C.Vasco da Gama - 21h
10/10 Portugal Angra do Heroismo - Açores

October 08, 2008

Mundo das Mulheres

Mundo das Mulheres

Posted using ShareThis

Imaginem...por Mário Crespo

 

Imaginem

 

Imaginem
00h30m
Imaginem que todos os gestores públicos das setenta e sete empresas do Estado decidiam voluntariamente
baixar os seus vencimentos e prémios em dez por cento. Imaginem que decidiam fazer isso independentemente dos resultados.
Se os resultados fossem bons as reduções contribuíam para a produtividade. Se fossem maus ajudavam em muito na recuperação.
Imaginem que os gestores públicos optavam por carros dez por cento mais baratos e que reduziam as suas dotações de combustível
em dez por cento.
Imaginem que as suas despesas de representação diminuíam dez por cento também. Que retiravam dez por cento ao que debitam regularmente nos cartões de crédito das empresas. Imaginem ainda que os carros pagos pelo Estado para funções do Estado tinham ESTADO escrito na porta. Imaginem que só eram usados em funções do Estado.
Imaginem que dispensavam dez por cento dos assessores e consultores e passavam a utilizar a prata da casa para o serviço público. Imaginem que gastavam dez por cento menos em pacotes de rescisão para quem trabalha e não se quer reformar. Imaginem que os gestores públicos do passado, que são os pensionistas milionários do presente, se inspiravam nisto e aceitavam uma redução de dez por cento nas suas pensões. Em todas as suas pensões. Eles acumulam várias. Não era nada de muito dramático. Ainda ficavam, todos, muito acima dos mil contos por mês.
Imaginem que o faziam, por ética ou por vergonha. Imaginem que o faziam por consciência. Imaginem o efeito que isto teria no défice das contas públicas. Imaginem os postos de trabalho que se mantinham e os que se criavam. Imaginem os lugares a aumentar nas faculdades, nas escolas, nas creches e nos lares. Imaginem este dinheiro a ser usado em tribunais para reduzir dez por cento o tempo de espera por uma sentença. Ou no posto de saúde para esperarmos menos dez por cento do tempo por uma consulta ou por uma operação às cataratas.
Imaginem remédios dez por cento mais baratos. Imaginem dentistas incluídos no serviço nacional de saúde. Imaginem a segurança que os municípios podiam comprar com esses dinheiros. Imaginem uma Polícia dez por cento mais bem paga, dez por cento mais bem equipada e mais motivada. Imaginem as pensões que se podiam actualizar. Imaginem todo esse dinheiro bem gerido. Imaginem IRC, IRS e IVA a descerem dez por cento também e a economia a soltar-se à velocidade de mais dez por cento em fábricas, lojas, ateliers, teatros, cinemas, estúdios, cafés, restaurantes e jardins.
Imaginem que o inédito acto de gestão de Fernando Pinto, da TAP, de baixar dez por cento as remunerações do seu Conselho de Administração nesta altura de crise na TAP, no país e no Mundo é seguido pelas outras setenta e sete empresas públicas em Portugal. Imaginem que a histórica decisão de Fernando Pinto de reduzir em dez por cento os prémios de gestão, independentemente dos resultados serem bons ou maus, é seguida pelas outras empresas públicas.
Imaginem que é seguida por aquelas que distribuem prémios quando dão prejuízo. Imaginem que país podíamos ser se o fizéssemos. Imaginem que país seremos se não o fizermos.



October 07, 2008

"Salvem o Miguel" -

Caros Amigos da Cortiça,

No sentido de promover os produtos de cortiça e defender a cortiça natural como recurso único no mundo, foi lançada uma campanha internacional de marketing e publicidade denominada Save Miguel. Não sendo aparentemente óbvio quem é o Miguel, personagem central desta campanha, algumas coisas são já claras.
Sabemos que ele:
- protege inúmeras espécies de animais e plantas
- apoia na prevenção de fogos florestais
- ajuda mais de 100 000 pessoas em vários países
- gosta de viver em Portugal; mas também é visto frequentemente em Espanha e – imagine-se – até na Austrália!

A verdadeira identidade do Miguel vai ser revelada muito em breve – e um conhecido actor de Hollywood, Rob Schneider, vai ajudar-nos imenso nesta missão.
Até lá, aceda a http://www.savemiguel.com/ e assista à antevisão deste "filme".
O Miguel não pede muito, apenas que divulgue este website entre todos os seus amigos e familiares. Assim, podemos retribuir um pouco do muito que o Miguel tem feito por nós.

October 04, 2008

Stress...num hospital

Caros amigos e companheiros dos dias de enorme stress,

A doença no nosso século segundo os especialistas na matéria. Qualquer que seja o sintoma ou sinal que sintam, se forem ao médico, a resposta é sempre a mesma:Stress. Stress?, perguntamos nós...oh Srº drº tem a certeza, olhe que acho que tenho uma ligeira febre e dói-me aqui e ali. O médico parado olha para nós e repete: Stress. Mas será que ele não sabe dizer mais nada...não podemos simplesmente sair do consultório com um diagnóstico de stress. Com que cara chegamos a casa e dizemos: Sofro de Stress...tem a certeza doutor...porque não uma análise ao sangue ou outro tipo de exame, mas nada de doloroso porque já estou no estado em que estou. Eu não posso dizer, depois de ter deixado toda a minha gente preocupada que sofro de Stress. Uma coisa é chegar a casa e dizer que apanhei uma virose, ou que a dor é uma cólica com um daqueles nomes que só mesmo lendo a literatura médica...agora Stress...não pode pensamos nós. E o médico continua, num discurso que até pode ser verdade, dizendo que temos de tentar levar uma vida mais calma...calma...calma já tivemos nós de ter quando entramos no Hospital e o primeiro confronto é a estúpida da máquina das senhas que de tanta especialidade descrita ficamos na dúvida se não será melhor tirarmos logo a do pagamento e despachar o assunto. Mas não, há especialidades para tudo, mas acho que nunca vi a do Stress. E então tiramos a de atendimento geral, porque algumas especialidades assustam só de pensar nos horrores de certos exames médicos. Por isso, pelo menos tentamos que seja algo simples, mas demonstrável e nada de Stress. Depois moídos pela doença aguardamos feitos parvos a olhar para um ecrã onde os números vão passando e começamos a questionar se escolhemos a melhor especialidade. Porque há umas que são atendidas mais depressa que outras. E no ecrã as imagens vão passando. O mais fabuloso é que a administração do hospital deve pensar que somos todos entendidos em linguagem gestual, ou sabemos ler os lábios como ninguém e por isso a maior parte destas televisões com dupla função apenas emite o som, pim, de mudança do número de atendimento. Portanto pim a pim vamos observando e tentando perceber alguma coisa...uma coisa é certa sempre estamos distraídos. Isto de tivermos direito a um lugar sentado, porque nunca há cadeiras que cheguem e quando uma é desocupada, assiste-se a um espectáculo notável. O jogo das cadeiras, mas jogado no meu ponto de vista de forma errada, porque normalmente temos de correr à volta da cadeira e quando a musica pára é que nos tentamos sentar...ali não, e acho que a culpa é do pim da televisão que deixa o pessoal tão atordoado que se atiram logo para a cadeira. O mais engraçado é o ar glorioso do vencedor. Herói, porque consegui-o a cadeirinha e poderá ouvir o pim, pim confortavelmente sentado. Emocionante não é. E Finalmente chega a nossa vez e lá vamos nós. E agora sim...ficamos preocupados com a nossa sanidade mental, porque temos a certeza que tiramos a senha de uma determinada especialidade, mas a pergunta é sempre a mesma: Exame ou consulta e que tipo de consulta? Fico a pensar se não era preferível ter ido a um hospital público, porque agora a moda é das pulseiras coloridas. Devem-se ter inspirado nas pulseiras que as grandes instâncias balneares colocam nos nossos pulso...mas como ouvi dizer que as bebidas não são gratuitas preferi ir usar o meu cartão do seguro de saúde que nunca está no sítio certo na hora de o apresentarmos. Como se uma pessoa quando se sente mal, se lembra-se se tem todos os cartões...se estamos mal, tentamos chegar ao hospital o mais rápido possível. Enfim...encontramos o cartão e começa o processo de inscrição...papel para aqui, dedilhar no teclado para lá, mais papel e quando chega o momento de assinar o papel até respiramos fundo...problema....caneta. Em alguns hospitais já fornecem a caneta, mas não vá o diabo tecê-las está presa a um fio, tão comprido mas tão comprido que com esta minha altura enorme tenho de me colocar em bicos dos pés para conseguir assinar...uma pessoa quase que fica curada de algum problema para o qual fosse necessário recorrer a um endireita. E depois, com um sorriso calmo, como eu os admiro, dizem, pode ir para o corredor x, virar no y, e quando vir as escadas do lado esquerdo soba ao piso D e depois...ok...ok....atiro-me já é da janela, porque assim entro directa de maca. Eu Já estou tonta, com tanta escada vamos é lá ver se não deveria ter tirado era a senha da cardiologia, mas só de pensar em esperar outra vez e não me apetecendo por estar demasiado cansada jogar às cadeiras é preferível enfrentar o circuito até à porta do gabinete do médico...E lá vamos nós. E começa a eterna espera. Médicos de um lado para o outro, enfermeiros com sacos de soro para um lado ou outros recipientes que nem queremos saber o que é. As auxiliares da limpeza que numa contribuição exemplar encharcam o chão, julgo que num misto de acordo com o pessoal de ortopedia, porque se gostam de ver patinagem, o piso de um hospital é um excelente local e o preço talvez ela por ela relativamente ao pavilhão atlântico.
E enquanto esperamos, vamos tentando pensar sobre o que sentimos, para não chegarmos ao médico e ficarmos à espera que com um simples olhar eles nos diga o que temos. O problema é que nesta zona de espera, começamos a ouvir as queixas dos vários doentes que nos rodeiam. Um de cabeça partida, porque escorregou na rua, outro que meteu o dedo não sei bem onde, outro que comeu algo estragado...ali é que deviam sentar os estagiários de medicina, porque aprendemos imenso e de tal forma que quando finalmente chega a nossa vez e entramos no consultório já não sabemos muito bem o que temos. Porque ao fim de algumas horas de espera, já temos mais doenças que um rato de laboratório.
Tanta espera, tanto esforço, tanto sofrimento e depois: Stress....É demais...E depois o tratamento esperado....ficamos á espera de uma lista de exames, comprimidos...mas não...vá para casa descansar...ahahah Oh doutor tire-me sangue, qualquer coisa, pelo menos depois de ter esperado tanto, tenho de levar um comprovativo algures num braço ou ninguém acredita em mim...não...e um penso rápido...eu não posso chegar a casa e dizer que é Stress...mas não e não convem abusar da sorte, porque a psiquiatria é mesmo ao fundo do corredor e se não tivermos cuidado, mais 3 horas de espera para sermos atendidos pelo psiquiatra e cá vamos nós outra vez, e aí é bem pior porque ouvi dizer que agora já não possuem aqueles sofás confortáveis onde pelo menos ainda descansávamos um pouco e compensava o preço...portanto, a consulta acaba, temos Stress, levamos a receita de umas vitaminas e um bilhete de avião para descansarmos e fugirmos ao Stress...que eu acho que é impossível...só mesmo algures no Pólo Norte. E finda a consulta...vamos para casa...mais descansados no fundo, porque apesar de temos para sermos espetados por uma agulha não era agradável... até é um alívio sair apenas com umas vitaminas e podermos ir descansar....ahahaha...daqui a umas horas porque...pim, pim, pim....senha para pagamento...não preciso de dizer mais nada...certo????

(...inspirado numa ida ao Hospital por causa de uma gripe e muita imaginação!!!!)